quarta-feira, maio 23, 2007

Amazon Guardians

A E-Fabrics surge como um ramo da E-Brigade, uma organização de sensibilização e informação ambiental que promove acções para fomentar uma cultura de responsabilidade individual e desenvolvimento sustentável, em parceria com a WWF e a Osklen, uma conhecida marca de vestuário com representação em Portugal.
Através desta label a parceria lança este ano uma campanha de preservação da Amazónia, a campanha “Amazon Guardians”que terá o objectivo
de mobilizar não só as populações dos centros urbanos brasileiros, mas também dos 130 países em que a WWF está presente, focando a real necessidade de preservação da maior reserva de água e biodiversidade do planeta.
Foi então criada uma campanha de comunicação alternativa, em que a Osklen adoptou o tema como a principal inspiração da sua colecção de inverno e criou uma linha de roupas com o logo WWF para disseminar o manifesto pela preservação da floresta.


A colecção de Inverno 2007 da Osklen, convoca uma brigada urbana contra a degradação do meio ambiente, onde o homem e a mulher assumem o papel de guardiões da Amazónia. Com uma postura forte inspirada e influenciada pelo enérgico punk rock, os Amazon Guardians fazem o seu grito de guerra pela consciencialização. Unem-se aos índios e ressaltam a beleza dos elementos naturais para evidenciar a importância em diminuir o impacto das actividades humanas no nosso habitat, aqui representado pela maior floresta do planeta.

É com uma mistura de activismo de guerrilha com materiais voltados para a sustentabilidade que a Osklen deseja criar uma identificação forte o suficiente para que o homem moderno se sinta parte deste movimento.


Entre os tecidos presentes nesta colecção estão têxteis reciclados, algodão orgânico, fibras naturais e materiais alternativos como o Látex Natural da Amazónia, uma nova matéria-prima utilizada pela marca que faz parte de um projecto desenvolvido pela Universidade de Brasília com apoio do Ibama, com o objectivo de ajudar na sustentabilidade da actividade extractiva da Amazónia. A produção desta nova borracha contribui para o aumento de renda dos seringueiros, beneficiando 460 famílias da região norte, que também são instruídas a preservar a floresta. O material ecologicamente correcto pode ser visto nos acessórios e nos detalhes das roupas.

// Ler mais...

Kofi Annan em Portugal - 28 de Maio


O BES e o expresso associaram-se numa iniciativa que tem como objectivo promover anualmente o mês de Maio como o Mês da Sustentabilidade, através de várias iniciativas.
Assim enquadrada nesta iniciativa encontra-se a vinda do ex-secretário geral das Nações Unidas a Portugal para abordar o tema ‘Os grandes desafios da humanidade para o século XXI’.
Uma boa iniciativa e uma grande oportunidade de ouvir um grande orador se não fosse o preço de inscrição na conferência que não é nada sustentável... e que impede que muitas pessoas tenham a oportunidade de assistir a este evento...

Para mais informações: Futuro Sustentavel

// Ler mais...

segunda-feira, maio 21, 2007

Etanol brasileiro com rótulo social e ambiental

O Ministro da Agricultura brasileiro anunciou, na semana passada, que o Governo pretende criar um rótulo social e ecológico para o etanol produzido no país, de forma a garantir aos compradores nacionais e internacionais, que a produção deste combustível respeita os princípios da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

A criação deste rótulo, que se perspectiva dentro de 3 ou 4 anos, irá permitir assegurar que o etanol provém de culturas onde o proprietário cumpre os requisitos legais em matéria de legislação do trabalho e do ambiente.

O Brasil pretende aumentar a superfície cultivada com cana-de-açúcar, destinada à produção de etanol, de 3 para 6 milhões de hectares, num horizonte de 10 anos com garantias de qualidade do produto. Este aumento da área de cultivo será feito essencialmente com recurso à recuperação de zonas improdutivas.

O Presidente Lula da Silva declarou, na passada terça-feira, que o sector do etanol deverá melhorar as condições de trabalho dos agricultores e criar um “stock” que garanta o abastecimento internacional.

O Brasil procura assim manter a sua posição de líder no mercado internacional de produção de etanol, contrariando as previsões que têm vindo a indicar que os EUA se afirmarão como maior produtor global do combustível por volta de 2010.

Na próxima colheita, a produção de etanol brasileiro deverá chegar aos 20 mil milhões de litros, o que representará um aumento significativo face aos 3.4 mil milhões de litros exportados no ano passado.

// Ler mais...

terça-feira, maio 15, 2007

Sustentabilidade e Responsabilidade Social


Depois do Fórum de Davos, em Janeiro deste ano, saiu reforçada a importância dos rankings de sustentabilidade de empresas e países.
De seu nome "The Global 100 Most Sustainnable Corporations in the World" esta lista é uma iniciativa da Corporate Knights Inc., com a Innovest Strategic Value Advisors Inc. Criada em 2005, a lista Global 100 é anunciada anualmente no Fórum Económico Mundial, em Davos.

O exercício da responsabilidade social empresarial está associado à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as vertentes económica, ambiental e social para alcançar um cenário compatível à continuidade e à expansão das actividades das empresas no presente e no futuro. Assim, as empresas são impulsionadas a adoptar novas posturas diante de questões ligadas à ética, ao ambiente e à qualidade da relação empresa/sociedade.
Estas questões têm vindo a influenciar, e em muitos casos a impor, mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e de competitividade.

Estudos revelam que benefícios tangíveis como redução de custos, melhoria de produtividade, crescimento de receitas, acesso a mercados e capitais, melhoria no processo ambiental e gestão de recursos humanos foram alcançados por empresas que optaram pelo caminho de uma gestão empresarial sustentável. Também se verificam ganhos intangíveis como valorização da imagem institucional, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de atrair e manter talentos, capacidade de adaptação, longevidade e diminuição de conflitos.

Verificamos então, como já foi focado neste blog, que um caminho empresarial para a sustentabilidade, muito antes de ser um obstáculo é antes uma oportunidade e um desafio para a competitividade e criação de valor numa empresa e num país.
Numa era global onde países como a China se tornaram os grandes exportadores de têxteis e automóveis, torna-se muito importante para as empresas actuais pensar de que forma se pode encontrar um novo caminho para tornar a nossa economia competitiva face a estes gigantes mundiais.
Certamente esse caminho passa pela inovação e pela exploração das áreas em que podemos ser superiores face a outros países. É preciso saber como utilizar bem os recursos deste pedaço de terra plantado á beira mar...

E no meio de tudo isto afinal onde estão as empresas portuguesas na Global 100?
Na edição de 2007 não consta nenhuma empresa nacional, no entanto cada vez mais são as iniciativas por parte de empresários e profissionais para caminhar para um futuro mais positivo.
Nos últimos anos por todo o lado surgem iniciativas e campanhas por parte de empresas promovendo, eficiência energética, reciclagem e inclusão social e outras iniciativas.
No entanto ainda muito falta fazer, torna-se essencial cativar os profissionais e principalmente divulgar informação e conhecimento.

Para consulta do ranking da Global 100: http://www.global100.org/2007/index.asp


"Globalization is a fact of life. But I believe we have underestimated its fragility. The problem is this. The spread of markets outpaces the ability of societies and their political systems to adjust to them, let alone to guide the course they take. History teaches us that such an imbalance between the economic, social and political realms can never be sustained for very long."

"We have to choose between a global market driven only by calculations of short-term profit, and one which has a human face. Between a world which condemns a quarter of the human race to starvation and squalor, and one which offers everyone at least a chance of prosperity, in a healthy environment. Between a selfish free-for-all in which we ignore the fate of the losers, and a future in which the strong and successful accept their responsibilities, showing global vision and leadership. "

"I am sure you will make the right choice"

Kofi Annan, in Fórum de Davos 1999

// Ler mais...

segunda-feira, maio 14, 2007

Haute Green 2007


De 19 a 21 de maio decorre em Manhattan, Nova York, a Haute Green 2007, uma exposição com o que há de melhor em design sustentável para casas contemporâneas. Esta é a segunda edição do evento, que teve estreia em 2006 com um sucesso estrondoso que surpreendeu pela qualidade e bom gosto dos produtos seleccionados para a exposição, ajudando a desfazer o mito que muitas vezes acompanha os produtos verdes de serem esteticamente desagradáveis e obsoletos.

Para ver os designers participantes deste ano e mais informações relativamente ao evento - http://www.hautegreen.com/


// Ler mais...

domingo, maio 13, 2007

The Environmental Brief - Pathways for Green Design


"The built environment is responsible for an estimated 45% of all greenhouse gas emissions. As the greatest opportunities for reducing these emissions occur during the briefing and design processes, the pathway to better design lies in preparing environmental briefs, and using these to drive building design and produce buildings of high environmental performance. This process-driven book looks at the theoretical issues involved in an environmental brief, outlines methods by which architects can approach the writing of a brief that considers all aspects of the natural and the built environment, and relates these concepts to a number of case studies from around the world."

Recomenda-se esta publicação, editada pela primeira vez em Fevereiro de 2006 e republicada já este ano, pela actualidade dos métodos construtivos e das alternativas de projecto apresentadas. Não se encontra, até ao momento, publicada em português mas está disponível em inglês em algumas livrarias com áreas especializadas como por exemplo a Livraria Buchholz, na Rua Duque de Palmela, perto do Marquês do Pombal.

// Ler mais...

quinta-feira, maio 10, 2007

"Programa Gulbenkian Ambiente": concursos abertos até 25 de Maio



No âmbito do recém-criado Programa Gulbenkian Ambiente, a Fundação Calouste Gulbenkian abriu, no passado dia 23 de Abril, o período de candidaturas a financiamentos de projectos no domínio do Ambiente, que decorrerá até ao próximo dia 25 de Maio.

Os dois concursos agora lançados - AGIR Ambiente e Ambiente e Saúde - visam apoiar, respectivamente:
  • Acções de formação, disseminação de informação científica e de demonstração prática relevante, junto de diferentes públicos-alvo, e que possam revestir-se de reconhecido interesse pedagógico e didáctico;
  • Projectos de “investigação e desenvolvimento” que visem um melhor conhecimento das consequências das disfunções ambientais, decorrentes da poluição do ar (incluindo o ar interior) e das alterações climáticas, nas condições de saúde das populações.
Em ambos os casos podem candidatar-se entidades colectivas, designadamente instituições públicas ou instituições privadas sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas, devendo a entidade beneficiária indicar o responsável pela execução da acção.

Para mais informações, consultar o site da FCG

// Ler mais...

segunda-feira, maio 07, 2007

Biomimetismo - inspiração na Natureza!


Depois de passear o seu cão certo dia no inicio de 1940, George de Mestral, um inventor suíço, tornou-se curioso relativamente ás sementes de uma planta bardana que se tinham agarrado à sua roupa e ao pêlo do cão. Depois de as observar ao microscópio e compreender o sistema em que as sementes estão estão envolvidas para ajudar á polinização, aderindo ao corpo de animais para ajudar no seu transporte, apercebeu-se que uma abordagem semelhante poderia ser utilizada para fazer aderência entre objectos.
O resultado foi o Velcro: um produto que esteve em preparação durante mais de três biliões de anos, uma vez que esse é o tempo que os mecanismos naturais que inspiraram o produto demoraram para se desenvolver...

O Homem desde sempre encontrou na Natureza fonte de inspiração para resolver os seus desafios e contrariedades. A Biónica surge nos dias de hoje como um último reforço na procura criativa de novos materiais e abordagens, potenciada pela actual situação ambiental que se vive por todo o planeta. No entanto só agora designers, engenheiros e cientistas começam a compreender melhor esta metodologia, e o meio que nos rodeia...
O objectivo desta disciplina é a abordagem da Natureza como modelo, medida e mentor. Usando essa observação como solução para resolver muitos dos nossos problemas.

Como Einstein uma vez disse:
"Look deep, deep into nature, and then you will understand everything better."

Olhando para a Natureza encontramos um meio em constante adaptação e renovação, pressupostos essenciais para a evolução das espécies como as conhecemos. Neste meio não há lugar para experimentar novas estratégias que tornem pior as condições de existência das gerações seguintes... É um meio onde cada solução tem de ser melhor que a anterior... Afinal a Selecção Natural não perdoa e na Natureza apenas os mais fortes e adaptados conseguem prevalecer.

Para exemplos e informação sobre esta disciplina:
www.biomimicry.net




// Ler mais...

quinta-feira, maio 03, 2007

O Eco Veículo criado pela Universidade de Coimbra participa no European Shell Eco-marathon 2007

O Eco Veículo, projecto desenvolvido por uma equipa de professores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, irá participar na European Shell Eco-marathon 2007, a realizar-se em França, nos dias 9 e 13 de Maio.

O Eco Veículo foi concebido 1998 tendo vindo a sofrer aperfeiçoamentos no sistema desde então. O novo motor M3165 permite um rendimento energético de 40% e consome gasolina, podendo também funcionar com uma mistura deste combustível com etanol. Cerca de 90 % do novo motor foi fabricado por empresas nacionais da área de mecânica de precisão.

O motor será estreado no circuito de Nogaro, competição internacional onde participam mais de 250 equipas em representação de 20 países.

O Eco Veículo, em 2002, andou 1734 quilómetros com um litro de gasolina, à velocidade média de 25 quilómetros/hora. Dois anos depois, fez a média de 30 quilómetros/hora, também com um litro de gasolina, percorrendo 1685 quilómetros.

Site do Eco Veículo:

http://www.ecoveiculo.com/pt

Site da European Shell Eco-marathon 2007:



// Ler mais...

quarta-feira, maio 02, 2007

2007 Top Ten Green Projects

O Instituto Norte-americano dos Arquitectos (American Institute of Architects - AIA) seleccionou e anunciou, no passado mês, os dez melhores edifícios construídos nos Estados Unidos, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, na iniciativa "Top 10 Green Awards".

Este concurso teve a sua primeira edição há onze anos, tendo registado um crescente número de candidaturas.

Os projectos vencedores evidenciam um elevado cariz inovador, com a aplicação de estratégias de construção sustentável que possibilitam a redução dos consumos energéticos diminuindo, consequentemente, o contributo dos edifícios para as alterações climáticas. Realça-se também a redução do consumo de materiais de construção, a reutilização de materiais, a redução dos consumos de água bem como a melhoria da qualidade do ar interior.

Estes projectos provam que muitas inovações eficientes de design não representam mais um custo adicional na construção de edifícios, especialmente tendo em conta o período de retorno do investimento face ao período de vida das infraestruturas.

No site da AIA (http://www.aia.org/) encontra-se disponível a lista dos projectos vencedores, bem como informação detalhada sobre os mesmos.


// Ler mais...