quarta-feira, março 26, 2008

TIBETE

// Ler mais...

sábado, março 22, 2008

CGD - Boas práticas de eficiência energética


No âmbito do programa estratégico da Caixa Geral de Depósitos, o Caixa Carbono Zero 2010, foi instalada uma central solar, a maior do país, no Edifício Sede da Caixa, com o objectivo de abastecer o edifício numa óptica de boas práticas de eficiência energética.

Com a instalação destes 1600m2 de paineis solares, a Caixa evita a emissão de 1.700 toneladas de CO2 por ano, poupa a electricidade equivalente ao consumo anual de 2.000 pessoas e preserva anualmente o oxigénio libertado por 170.000 árvores.

// Ler mais...

Future by Design - A film about the work of Jacque Fresco



Future by Design é um documentário sobre os conceitos e desenhos de Jacque Fresco, um futurista, designer e engenheiro social, considerado por muitos o Da Vinci moderno, um estudioso de vários campos e um inventor. Jacque Fresco, hoje com 90 anos, passou toda a sua vida a criar invenções a várias escalas através do uso de tecnologias inovadoras.

Responsável pelo projecto “The Venus Project- redesign of a culture” trabalha para integrar a ciência e tecnologia num plano para uma nova sociedade, baseada em preocupações humanas e ecológicas.

// Ler mais...

sexta-feira, março 21, 2008

Frases do dia -21 de Março de 2008

"... the Buddhist economist would insist that a population basing its economic life on non-renewable fuels is living parasitically, on capital instead of income. Such a way of life could have no permanence and could therefore be justified only as a purely temporary expedient. As the world's resource of non-renewable fuels--coal, oil, and natural gas--are exceedingly unevenly distributed over the globe and undoubtedly limited in quantity, it is clear that their exploitation at an ever-increasing rate is an act of violence against nature which must almost inevitably lead to violence between men."

"The most striking about modern industry is that it requires so much and accomplishes so little. Modern industry seems to be inefficient to a degree that surpasses one's ordinary powers of imagination. Its inefficiency therefore remains unnoticed .

"Any fool can make things complicated, but it requires a genius to make things simple."



// Ler mais...

quinta-feira, março 20, 2008

AQUAOVO



Com o formato de um ovo o AQUAOVO é um reservatório de água para consumo. O dispositivo tem uma capacidade de 11 litros e é ambientalmente eficaz por várias razões:
1) Não consome electricidade, utilizando a gravidade para filtrar e revitalizar a água estagnada.
2) Os materiais utilizados para a sua produção são a cerâmica, vidro e metal
3) Contém um filtro multi camadas que é reutilizável e os seus materiais são 100% recicláveis. O filtro é uma combinação de KDF 55 (sem aditivos químicos), carvão activado, biocerâmica micro porosa e cristais de quartzo.
4) Promove a redução do consumo de água engarrafada.

A água engarrafada, bebida cujo consumo mais cresce no mundo, tem um alto custo ambiental, por acumular plástico em depósitos e exercer pressão sobre as fontes hídricas.
A água engarrafada torna-se excessivamente cara em termos ambientais e económicos.
Enquanto nos países desenvolvidos se compra água engarrafada por causa da segurança, limpeza, gosto e status, mais de 1 bilião de pessoas em países pobres não têm acesso a água potável, seja ela engarrafada ou não.

Além do custo energético de produzir, engarrafar, empacotar, armazenar e transportar a água, também há o custo ambiental de milhões de toneladas de plástico derivado de petróleo. A maior parte da água é ainda embalada no material plástico conhecido por PET, que exige menos energia para reciclar e não liberta cloro na atmosfera quando é queimado. No entanto as taxas de reciclagem têm vindo a diminuir: cerca de 23,1% das garrafas PET de água foram recicladas nos Estados Unidos em 2005; dez anos antes, haviam sido recicladas 39,7%.

"A indústria de bebidas beneficia ao máximo da nossa obsessão por água engarrafada", refere Ling Li, no relatório que escreveu para o Worldwatch Institute sobre os impactes na sociedade do consumo de água engarrafada. "Mas isso não serve de nada para o incrível número de pobres do mundo que vêem a água potável segura como na melhor das hipóteses um luxo, e na pior uma meta inalcançável."

A água engarrafada custa entre 240 e 10 mil vezes mais do que a água de torneira.

Por este e por todos os outros motivos o AQUAOVO e um aparelho elegante que se pode revelar altamente eficaz em escritórios quer a nivel da sua performance como produto quer pelo seu poder em contribuir para a alteração de hábitos de consumo.

// Ler mais...

Cultivos urbanos


"A equipa formada por Camilo Vaz, Marlene dos Santos e Bruno Oliveira constituiu a única participação portuguesa a vencer um primeiro prémio em território estrangeiro no concurso internacional de ideias Europan 9. A sua proposta, intitulada "Cultivos Urbanos", incidiu sobre uma área situada em Poïo, nos arredores da cidade de Pontevedra, capital da província com o mesmo nome da comunidade autónoma da Galiza.


A mais recente edição do Europan teve como temas a “Urbanidade Europeia, Cidade Sustentável e Novos Espaços Públicos”. Ao todo estiveram propostas a concurso 73 cidades distribuídas por 22 países europeus. Trata-se da mais vasta competição de arquitectura da Europa, sendo dirigida a profissionais com idade inferior a 40 anos. Os vencedores têm a oportunidade de tornar a sua visão em realidade, trabalhando numa fase posterior com os promotores de cada uma das intervenções apresentadas."


Ver o resto do artigo, incluindo uma explicação do projecto e entrevista com os autores aqui


// Ler mais...

terça-feira, março 18, 2008

...

// Ler mais...

domingo, março 16, 2008

Thoughts ...


"All of these changes are leading us to an inevitable conclusion, a place we must go, if we can - a place that promises peace and prosperity within a sustainable future."

"If we are to survive as a life form on the planet, at more or less the scale of our present occupation, there is no other way. Collectively, we must come to the realization that there is no exterior to our ecology. There is only one environment and everything is entered on the balance sheet. Every positive. Every negative. Everything counts. There can only be true prosperity if it is global prosperity, and we can only count our wealth in peace when we count it together."

"The good news is evidence all around us that not only are we as a global culture commited to Arnold Toynbee's vision, but we are actually pushing beyond the human race in our consideration to imagine the welfare of all life on earth as practical objective. In the words of John Cage "the world is getting better, s-l-o-w-l-y.""

in: Massive Change - Bruce Mau and the Institute without Boundaries

// Ler mais...

Pilhas USB


Usadas em diversos aparelhos electrónicos que fazem parte do dia-a-dia, as pilhas e baterias podem representar um problema ambiental que afecta a todos, directa ou indirectamente, devido aos metais tóxicos envolvidos no seu fabrico. Estes problemas podem ser minimizados se o consumidor tomar consciência da melhor forma de adquirir, usar e descartar estes produtos.

Recentemente surgiram no mercado as pilhas recarregáveis nas portas USB dos computadores enquanto os mesmos estão a trabalhar.
Esta é a nova proposta que pode revolucionar o mercado destes componentes, com redução significativa dos gastos, quer económicos, quer energéticos.

As pilhas USB têm uma funcionalidade muito idêntica à de uma pendrive. Abre-se uma tampa e descobre-se a conexão USB.

Depois, basta ligar as pilhas ao computador via USB e esperar cinco horas até que carreguem por completo, um processo que pode ser repetido 500 vezes.

// Ler mais...

domingo, março 09, 2008

Butão: da Idade Média para o século 21 sem perder o equilíbrio?


"Quando o rei Jigme Singye Wangchuck ascendeu ao trono, em 1972, o Butão estava entre os países com os mais altos índices de pobreza, analfabetismo e mortalidade infantil - um legado da política de isolamento. "Pagamos um preço alto", diria mais tarde o rei. Seu pai, o terceiro rei do Butão, começara a abrir o país na década de 60, construindo estradas, escolas e clínicas, empenhando-se na admissão do Butão nas Nações Unidas. O rei Wangchuck iria muito além. Com a autoconfiança de um governante cujo país nunca fora conquistado, ele tentou ditar as condições para a abertura do Butão e, no processo, redefinir o próprio significado de desenvolvimento.

E cunhou uma expressão para descrever seu objectivo: Felicidade Nacional Bruta.
Para muitos butaneses, esta idéia não é uma mera ferramenta de marketing ou utopia filosófica.É uma diretriz de sobrevivência.

Guiado pelos "quatro pilares da Felicidade Nacional Bruta" - desenvolvimento sustentável, protecção do meio ambiente, preservação da cultura e bom governo -, o Butão arrancou-se da pobreza esmagadora sem explorar seus recursos naturais (com excepção da energia hidroeléctrica, vendida à Índia como principal fonte de receitas externas). Quase três quartos do país ainda são cobertos por florestas, com mais de 25% delas - uma das mais altas porcentagens do mundo - demarcadas como parques nacionais e outras áreas protegidas.


Os índices de analfabetismo e mortalidade infantil diminuiram, e a economia vai de vento em popa. Também o turismo cresce, embora rigorosos limites à construção e uma taxa diária de até 240 dólares cobrada a cada visitante afugentam a onda de mochileiros que invadiu o Nepal.

Às vésperas do novo milênio, em 1999, o Butão deu aos seus cidadãos o acesso à televisão. Foi o último país do planeta a fazê-lo. A internet entrou timidamente nesse mesmo ano. Uma euforia tomou conta das cidades butanesas quando o mundo exterior em toda a sua espalhafatosa glória surgiu em lojas e salas de estar.

Mas destapar a caixa de Pandora gerou preocupação. Afinal, o que acontece quando uma sociedade isolada e conservadora é subitamente exposta ao rapper 50 Cent e à Federação Mundial de Luta Livre? Tais questões têm peso extra quando se trata de uma nação vulnerável de 635 mil habitantes, metade deles com menos de 22 anos.

E, então, chegou a hora do ousado ponto alto do experimentação modernizante do Butão: mudar para a democracia. Nunca na história, dizem as autoridades butanesas, nenhum monarca benquisto abdicara do trono para entregar o poder ao povo. Mas, em 2006, foi o que fez o rei Jigme Singye Wangchuck, gerando singular convergência de eventos para 2008: uma coroação (o quarto rei entrega a coroa do corvo a seu filho, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, de 28 anos, que será um monarca constitucional), a celebração de um centenário (o 100o aniversário do monarca foi em 2007, mas um astrólogo real declarou o ano seguinte mais auspicioso) e, o mais importante, a formação, em meados do ano, do primeiro governo democrático do país.

Assim, o verdadeiro teste da Felicidade Nacional Bruta está apenas a começar. Os novos líderes civis do Butão terão de enfrentar uma avalanche de mudanças. Dentre elas, nada menos que um público ainda enamorado pelos seus reis e céptico quanto à democracia.

O mundo observa e pergunta se esta nação, outrora tão esquecida, poderia ajudar a responder a algumas das mais inquietantes questões da humanidade: como pode uma sociedade manter a sua identidade face ás homogeneizantes forças da globalização? Como adoptar as coisas boas do mundo moderno sem ser vitimado pelas más? E poderá existir algum equilíbrio benéfico entre tradição e desenvolvimento?"

Ler o resto do artigo em : National Geographic "O Iluminado caminho do butão"

// Ler mais...

Mobiliário de cartão


Á medida que os preços dos derivados de petróleo continuam a subir, enquanto os recursos naturais enfrentam uma cada vez maior crise de stock...começam a surgir sérios concorrentes para o mobiliário como o conhecemos até agora....como o que é feito de cartão.
Este tipo de mobiliário compete também com os seus "familiares" de madeira, onde na maioria das vezes são utilizadas substâncias tóxicas (colas, vernizes, etc)...o melhor de tudo é que a matéria prima para este tipo de mobiliário deriva, na maioria das vezes, dos milhões de caixotes que todos os dias são deitados ao lixo.

As peças deste material são ainda muito mais baratas, devido ao preço da matéria prima utilizada e mais leves contribuindo assim também para a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa enviadas para o ar (no transporte p. e.).

Frank Gehry é um dos adeptos e pioneiro desta emergente modalidade no design de mobiliário.

// Ler mais...

quinta-feira, março 06, 2008

Frases...



"ONE OF THE PENALTIES OF AN ECOLOGICAL EDUCATION IS THAT ONE LIVES ALONE IN A WORLD OF WOUNDS." Aldo Leopold

// Ler mais...