segunda-feira, maio 07, 2007

Biomimetismo - inspiração na Natureza!


Depois de passear o seu cão certo dia no inicio de 1940, George de Mestral, um inventor suíço, tornou-se curioso relativamente ás sementes de uma planta bardana que se tinham agarrado à sua roupa e ao pêlo do cão. Depois de as observar ao microscópio e compreender o sistema em que as sementes estão estão envolvidas para ajudar á polinização, aderindo ao corpo de animais para ajudar no seu transporte, apercebeu-se que uma abordagem semelhante poderia ser utilizada para fazer aderência entre objectos.
O resultado foi o Velcro: um produto que esteve em preparação durante mais de três biliões de anos, uma vez que esse é o tempo que os mecanismos naturais que inspiraram o produto demoraram para se desenvolver...

O Homem desde sempre encontrou na Natureza fonte de inspiração para resolver os seus desafios e contrariedades. A Biónica surge nos dias de hoje como um último reforço na procura criativa de novos materiais e abordagens, potenciada pela actual situação ambiental que se vive por todo o planeta. No entanto só agora designers, engenheiros e cientistas começam a compreender melhor esta metodologia, e o meio que nos rodeia...
O objectivo desta disciplina é a abordagem da Natureza como modelo, medida e mentor. Usando essa observação como solução para resolver muitos dos nossos problemas.

Como Einstein uma vez disse:
"Look deep, deep into nature, and then you will understand everything better."

Olhando para a Natureza encontramos um meio em constante adaptação e renovação, pressupostos essenciais para a evolução das espécies como as conhecemos. Neste meio não há lugar para experimentar novas estratégias que tornem pior as condições de existência das gerações seguintes... É um meio onde cada solução tem de ser melhor que a anterior... Afinal a Selecção Natural não perdoa e na Natureza apenas os mais fortes e adaptados conseguem prevalecer.

Para exemplos e informação sobre esta disciplina:
www.biomimicry.net




2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lucas disse...

Design na natureza inspira design feito por homens.

A pergunta impõe-se: quem (ou Quem) fez o design que está na natureza?

Ou será que o design que existe na natureza, ao contrário de todos os outros designs, fÊz-se a si próprio?