segunda-feira, janeiro 28, 2008

A Greener Apple


Depois de posta á prova pelos advogados "verdes" durante o ano que passou, nomeadamente pela Greenpeace e outros, a Apple tomou passos decisivos relativamente a um futuro que mais saudável e pleno de tecnologia.

Há algum tempo, em 2007, o Greenpeace colocou online um site para discutir a relação da Apple com o meio ambiente. A Ong internacional fez uma página declarando a sua admiração pelo design simples dos produtos da maçã, mas questionando: “Porque é que os Macs, iPods, iBooks e os outros produtos contém substâncias tóxicas que as outras companhias concordaram em abandonar?”

Foi esta a forma encontrada para tentar convencer a empresa a aderir à campanha pela preservação do planeta. E conseguiram. No dia 2 de maio de 2007, a empresa anunciou que iria mudar as suas políticas para se mais sustentável: “A Greener Apple” (Uma Apple mais verde, em tradução livre).

O recente lançamento do novo MacBook Air veio assim acompanhado de declarações de aliança a uma politica mais verde por parte da marca.


O MacBook Air apresenta-se assim imbatível em três aspectos: o display, o inventário tóxico e o processador.

O novo MacBook Air incorpora o progresso ambiental com o primeiro ecrã LCD da Apple sem mercúrio, com vidro livre de arsénio e material livre de retardadores de chamas bromados na maioria das placas de circuito, assim como cabos internos sem PVC. O Arsénio e Mercúrio são materiais padrão na indústria, usados em monitores de cristal líquido (LCD). O arsénio é adicionado durante a manufactura do vidro de alta performance usado nas telas LCD para prevenir a formação de defeitos, e as lâmpadas fluorescentes usadas para iluminar as telas LCD contêm pequenas quantidades de mercúrio.

A sua moldura é ainda feita de alumínio, um material 100% reciclável. Além disso, o MacBook Air, devido ao seu processador, consome a menor quantidade de energia comparativamente a qualquer Mac e a sua bateria chega a ter 5 horas de duração. A sua embalagem, feita essencialmente de material 100% reciclado, é 56% mais pequena em volume do que a anterior embalagem mais pequena para MacBook.

Para resultados destes...que certas vozes nunca se calem!!!

Sem comentários: