segunda-feira, janeiro 21, 2008

Tendências de consumo para 2008


O site TrendWatching elegeu as tendências de consumo para o ano de 2008. Diversos pontos demonstram tendências viradas para a sustentabilidade.

1-) Status spheres:entre outras subdivisões deste ponto, há um item para explicar a busca pelo status verde.

2-) Premiumzation: são os produtos de luxo que as empresas desenvolvem para um público muito específico. Segundo o site, todos os produtos terão a sua versão premium.

3-) Snack culture: designa os produtos feitos para consumo rápido e satisfação instantânea. São utensílios menores, feitos sob medida para uma pessoa.

4-) Online oxygen: Em 2008, mais pessoas e mais serviços online serão disponibilizados pelo mundo inteiro. O TrendWatching acredita que este ano, milhares de novos produtos serão criados neste meio.

5-) Eco-iconic: os produtos sustentáveis passaram por transformações durante anos. Se antes eram apenas chamados de ecos, passaram a ser considerados eco-feios, por causa do design , preço e sustentabilidade duvidosa. Depois de muita pesquisa e propagação da ideia, ser eco passou a moda, surgindo a classificação eco-chic. Depois de toda a hype, o TrendWatching aposta no eco-icónico, ou seja, produtos com design excelente e caracteristico, que traga alternativas voltadas ao meio ambiente e eficácia incontestável.

6-) Brand butlers: a ideia é a seguinte: em vez das marcas de produtos bombardearem os seus clientes com propagandas, oferecem um serviço ao consumidor.

7-) Make it Yourself: é o velho e bom “faça você mesmo”. A aposta é que, graças à revolução digital, as pessoas invistam mais em produções próprias de filmes, músicas, imagens e blogs.

8-) Crowd-mining: a tendência é que as pessoas se juntem para “lapidar e polir o diamante”. Como diz o velho ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma. A aposta é que todos se organizem para elaborar e construir produtos para se viver melhor e ajudar.

Sem comentários: