quinta-feira, março 20, 2008

AQUAOVO



Com o formato de um ovo o AQUAOVO é um reservatório de água para consumo. O dispositivo tem uma capacidade de 11 litros e é ambientalmente eficaz por várias razões:
1) Não consome electricidade, utilizando a gravidade para filtrar e revitalizar a água estagnada.
2) Os materiais utilizados para a sua produção são a cerâmica, vidro e metal
3) Contém um filtro multi camadas que é reutilizável e os seus materiais são 100% recicláveis. O filtro é uma combinação de KDF 55 (sem aditivos químicos), carvão activado, biocerâmica micro porosa e cristais de quartzo.
4) Promove a redução do consumo de água engarrafada.

A água engarrafada, bebida cujo consumo mais cresce no mundo, tem um alto custo ambiental, por acumular plástico em depósitos e exercer pressão sobre as fontes hídricas.
A água engarrafada torna-se excessivamente cara em termos ambientais e económicos.
Enquanto nos países desenvolvidos se compra água engarrafada por causa da segurança, limpeza, gosto e status, mais de 1 bilião de pessoas em países pobres não têm acesso a água potável, seja ela engarrafada ou não.

Além do custo energético de produzir, engarrafar, empacotar, armazenar e transportar a água, também há o custo ambiental de milhões de toneladas de plástico derivado de petróleo. A maior parte da água é ainda embalada no material plástico conhecido por PET, que exige menos energia para reciclar e não liberta cloro na atmosfera quando é queimado. No entanto as taxas de reciclagem têm vindo a diminuir: cerca de 23,1% das garrafas PET de água foram recicladas nos Estados Unidos em 2005; dez anos antes, haviam sido recicladas 39,7%.

"A indústria de bebidas beneficia ao máximo da nossa obsessão por água engarrafada", refere Ling Li, no relatório que escreveu para o Worldwatch Institute sobre os impactes na sociedade do consumo de água engarrafada. "Mas isso não serve de nada para o incrível número de pobres do mundo que vêem a água potável segura como na melhor das hipóteses um luxo, e na pior uma meta inalcançável."

A água engarrafada custa entre 240 e 10 mil vezes mais do que a água de torneira.

Por este e por todos os outros motivos o AQUAOVO e um aparelho elegante que se pode revelar altamente eficaz em escritórios quer a nivel da sua performance como produto quer pelo seu poder em contribuir para a alteração de hábitos de consumo.

Sem comentários: