sexta-feira, outubro 26, 2007

Finalista Electrolux Design Lab : Pure Washer

.
Pure Washer:

Produto apresentado por Tatjana Voronova, uma estudante alemã da Germany’s Hochschule für Gestaltung Schwäbisch Gmünd.

Esta finalista apresenta um lava-loiças combinado com uma máquina de lavar loiça.

Esta solução tem o objectivo de economizar espaço, água e agentes de limpeza de forma a beneficiar o consumidor e o ambiente.

Assim o Pure-Washer é um aparelho rotativo que é meio lava-loiças meio máquina de lavar, amigo do ambiente.

O aparelho está então dividido em duas partes, exactamente iguais.
O consumidor põe os pratos na parte exposta, que depois sofre uma rotação para debaixo do balcão onde é lavada. Não é necessário esperar até que a máquina esteja cheia, e como a loiça é posta com os resíduos de comida ainda frescos, apenas leva alguns minutos a ser lavada.

A máquina optimiza a quantidade de água e energia utilizada com base no espaço ocupado do compartimento. Existe também um ciclo para lavar produtos frescos como fruta e vegetais.

Além de reduzir o consumo de água, utiliza água desgaseificada para remover gorduras sem ser assim necessário detergente. A água contém normalmente bolhas de oxigénio e hidrogénio, que dificultam a eliminação de gorduras. Assim a água é desgaseificada ao passar por uma série de membranas semi-permeáveis.

Esta máquina não necessita por isso de qualquer detergente para a lavagem. De acordo com a autora, a produção desta aplicação pode ser conseguida com um uso mínimo de materiais e energia.

Sem comentários: