Marketing Sustentável
Nos negócios são cada vez mais claros os benefícios competitivos alcançados e as crescentes oportunidades de negócios que se podem alcançar com politicas de sustentabilidade e Marketing Sustentável.
Marketing Sustentável é o processo estratégico de planeamento e implementação integrada da actividade produtiva (produto, preço, comunicação e distribuição), de forma a dar resposta às necessidades imediatas e futuras dos consumidores, da organização, do ecossistema, dos cidadãos e restantes entidades (stakeholders).
Neste âmbito, os profissionais de marketing desempenham um papel crucial na discussão sobre responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas – embora muitos ainda não tenham despertado para esta realidade.
Por todo o lado surgem evidências de que os consumidores estão diferentes.
Alguns autores realçam algumas características demográficas e psicográficas do Novo Consumidor, como:
- mais individualista, envolvido ou implicado, independente e informado, com um sentimento de liberdade exacerbado (anytime, anywhere) e cada vez mais exigente (WIIFM - What's In It For Me?);
- mais consciente do seu poder e dos seus direitos, desafiando os fornecedores;
- com uma crescente escassez de tempo, de atenção e de confiança, resultando numa maior necessidade de conveniência, de autenticidade e de credibilidade;
- com maiores preocupações ambientais e em matéria de segurança pessoal e social, maiores níveis de stress;
- as crianças são muito mais sensíveis e estão mais alerta para o tema da sustentabilidade do que os adultos.
Tendo em conta este perfil, as pessoas querem geralmente fazer o que está correcto, cabendo então ao Marketeer que se torne fácil fazê-lo.
Quando tudo é semelhante entre produtos (qualidade, performance, etc.), benefícios ambientais farão a balança pender a favor de um produto em detrimento de outro.
Segundo o livro "Passado e Futuro" (APPM), a ser editado neste mês de Outubro, de entre os passos mais marcantes do Marketing nos passados 40 anos em Portugal, encontramos, na década de 2000 (inicio do séc XXI):
- o marketing tribal: os fenómenos das tribos do surf, MTV, Morangos com Açúcar;
- a televisão interactiva, Palmtops, os MP3 e os telemóveis 2 1/2 e 3G;
- o despoletar do marketing sustentável.
Empresas portuguesas passaram nos últimos anos a desenvolver outro tipo de estratégias, lançando campanhas de boas prácticas, de sensibilização e educação, como é o exemplo da Edp e a Sair da Casca já premiada pelos seus feitos.
Estratégias deste tipo, para além de promoverem as marcas junto dos consumidores, têm como principal feito a mudança de mentalidades e a componente educacional que conseguem atingir.
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