sexta-feira, outubro 05, 2007

Body Glove lança primeiro fato de Surf amigo do ambiente


O ECO é o primeiro fato de Surf amigo do ambiente produzido pela Body Glove.

O fato foi produzido com os materiais de assinatura da marca, a borracha BIO STRETCH e o exterior ECO FLEX. Ambos os materiais são totalmente livres de derivados de petróleo e 100% amigos do ambiente, segundo a marca.

A combinação de ambos os materiais torna-se na mais pura forma de material elástico não tóxico do planeta.

A produção destes materiais consome apenas 1/10 da quantidade de energia normalmente utilizada na produção deste tipo de fatos. Assim o Surf torna-se cada vez mais e melhor um desporto de comunhão com a Natureza.

Há cerca de dois anos a Body Glove lançou o Eco-Lifejacket feito de um material chamado BioStretch, este material tem a mesma textura e toque do neopreno, o material tipicamente encontrado nos fatos de Surf. No entanto o BioStretch não contém qualquer tipo de derivado de petróleo.

Com o sucesso destes produtos, a marca começou a tentar integrar esta tecnologia nos fatos de Surf.

A jornada, segundo responsáveis da marca não foi fácil; era necessário obter a camada de neopreno intermédia, que foi até esta viragem tipicamente constituída por petróleo ou produtos de PVC.

Inicialmente a equipa de designers conseguiu eliminar o PVC, mas faltava ainda o Petróleo.
Assim os designers regressaram aos Sketchs para tentar arranjar uma solução, procurando borrachas naturais que falhavam na durabilidade e peso.

Finalmente encontraram uma empresa que fornecia um “neopreno” feito de carbonato de cálcio que não era tão agressivo para o meio ambiente quanto o Petróleo e o PVC. Os testes iniciais com a aplicação deste material foram negativos levando a equipa a pensar que tal tarefa poderia não ser possível de concretizar.

Eventualmente engenheiros da prestigiada Yamamoto foram capazes de encontrar uma camada intermédia que aguentasse as exigências e que, quando combinada com a camada exterior da Body Glove, criaria um fato pelo menos 70% amigo do ambiente.

É aqui que a história se torna melhor, a energia utilizada para produzir o carbonato de cálcio é de 1/10 da exigida para a produção do vulgar neopreno interior. A energia utilizada para produzir os fatos provém de fontes energéticas renováveis e a energia em excesso é utilizada para produção de alimentos. A camada exterior do fato é feita de uma mistura de ácido poliláctico, produzido pela fermentação de amido de milho, que exige para produção menos 20 a 50% de combustíveis fósseis do que a produção de plástico. Esta camada exterior é essencial para garantir que o fato não se rasga prematuramente devido á sua exposição aos elementos.

Os pequenos fechos nos bolsos são feitos de mateis reciclados, sendo que o fecho maior não é, até ao momento, feito destes materiais. Os logos e toda a escrita nos fatos são feitos com tinta de água.

As únicas peças que não têm preocupações ambientais são o fecho principal e a cola liquida que sela as costuras. Até ao momento não encontraram ainda um produto alternativo para esta cola.

Actualmente ainda só existe o modelo masculino e encontra-se á venda por cerca de 250€, o preço normal de um fato de Surf. O design é o mesmo dos fatos normais da marca, mas com melhorias ambientais. Podem ser encontrados nos modelos 3/2 e 4/3. (via TreeHugger)

Temos em todo o processo de concepção deste produto uma metodologia de Ecodesign complexa, que exigiu um elevado grau de planeamento e gestão. Esta abordagem leva á criação de produtos de elevada qualidade e de elevada vantagem competitiva em relação a outros produtos do mesmo sector de mercado.



Sem comentários: